Definição - Jaqueta confeccionadas em lã com mangas compridas e decote em V , com abotoamento frontal e bolsos estreitos laterais horizontais . O comprimento geralmente é até a altura do quadril , podendo ser confeccionado com o comprimento até o meio da coxa.
Este nome é proveniente de um nobre general chamado James Thomas brudenell ( 1798-1868 ) 7 º Conde de Cardigan , que liderou a ação dos seiscentos soldados na batalha de Balaclava , durante a guerra da Crimeria ( 1854 ) .
A história associada com a origem desse traje tornou-se famosa e legendária . Parece que o general não tolerava o clima frio e para se proteger do rigoroso inverno ele usaria uma roupa protetora em lã vermelha ( long johns - roupa padrão obrigatória as tropas britânica naqueles tempos ) por baixo de seu uniforme .
De acordo com as pesquisas , Cardigan costumava usar uma jaqueta de lã ornamentada com pele quando estava fora de serviço , como os outros oficiais do regimento .
Com o passar do tempo , o famoso cardigan vermelho esquecido dos campos de batalha invadiram os campos de golf . Foi uma mulher , Coco Chanel que ressuscitou este traje estabelecendo , na ocasião , entre as mulheres , a volta desta peça com absoluto sucesso
.
Nos anos 20 e 30 o cardigan tornou-se um peça esportiva e de lazer , tinham como características linhas suaves e eram confeccionados com pequenas agulhas de tricô criando o twin-set , usado normalmente sobre uma camisa bordada .
Nos anos 70 o cardigan apareceu como o símbolo da roupa casual , revolucionando e declarando guerra as jaquetas tradicionais , ganhando uma briguinha ou outra antes de finalmente estabelecer seu espaço como uma peça onde o desejo de estar bem vestido dentro de um traje quentinho e macio se traduzia em possuir um cardigan
.
Há uma pequena ilha fora da costa Welsh , chamada Cardigan , na qual é o centro de produção de peças confeccionadas em lã e linha . As pesquisas mais superficiais relatam que é desta ilha que o nome se originou .
Ultimamente o cardigan vem tomando conta do guarda-roupa feminino, sem sombra de dúvidas ele deixa o visual muito mais sofisticado e cheio de estilo.
Além de ser uma excelente proteção para as manhãs e finais de tarde, ele também é muito bem vindo para a balada.
Como é de costume as mulheres aqui no Brasil usarem roupas bem curtas e com os ombros de fora, os cardigans são excelentes para compensar o visual deixando mais coberto, mas sem perder o charme e a elegância com a opção de tirar quando quiser
.
Combinações com o cardigan
O cardigan é uma peça versátil, indispensável no look feminino, já que com ele cria-se inúmeras combinações para os dias com temperaturas mais amenas, logo com a peça é possível compor desde produções despojadas às mais clássicas.
Os cardigans normalmente são confeccionados em lã com mangas longas e botões frontais, mas podem ser encontrados de diversas versões e cores, comprimentos e motivos estampados.
Para compor o look vale tudo, saias, shorts, calças jeans, vestidos e leggings. Para ficar harmonioso coordene-o ao restante do look de modo a manter a silhueta em evidencia sem parecer maior. Invista também nos acessórios para enriquecer o look.
Acertando nas combinações
A dica para mulheres mais baixas e ou acima do peso é combinar a cor, os looks monocromáticos escuros e tons sóbrios, á calça, como com os sapatos, dessa forma vai criar a impressão de silhueta mais alongada. Os modelos com decotes em “V” são os mais indicados, use sempre desabotoado.
O cardigan ideal deve ter sua barra na linha da cintura, além de ser confeccionado em tecido mais fino.
As mulheres que são magras e altas devem optar por usar o cardigan com um cinto para harmonizar a silhueta.
Saias mais longas e acinturadas são perfeitas na confecção do visual, até as calças jeans fazem combinação perfeita.
O uso de cinto sobre o cardigan agrega charme e feminilidade ao look deixando-o muito mais moderno e estiloso.
Fontes: dicasdemulheres.com.br/dijon.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A moda sai de moda, o estilo jamais.
(Coco Chanel)